sexta-feira, 4 de maio de 2007

Consumo de gás natural no Brasil bateu recorde em 2006

Mesmo com a ameaça de escassez e a alta no mercado brasileiro - com a decisão da Petrobras de retirar os subsídios que até meados de 2006 eram concedidos ao gás natural comercializado no Brasil – o consumo do produto no país bateu recorde no ano passado, atingindo média diária de 41,79 milhões de metros cúbicos, um aumento de 4,3% frente a 2005.
Coincidentemente, outubro foi o mês em que a estatal brasileira e outras 11 petrolíferas que atuam na Bolívia firmaram os acordos protocolados hoje com a estatal boliviana YPFB, que assumiu o controle total sobre as atividades de exploração e produção de petróleo e gás.
De acordo com a Abegás, a maior expansão média de crescimento se deu entre os consumidores de gás natural veicular, o chmado GNV. No ano passado, o consumo atingiu a média diária de 6,3 milhões de metros cúbicos, volume 19,4% superior ao comercializado em 2005.
Na contramão da expansão do GNV, o consumo do gás voltado para a energia elétrica caiu 11% em 2006 frente ao ano anterior. Atingiu, assim, a média diária de 7,8 milhões de metros cúbicos frente os 8,8 milhões consumidos em 2005. Neste caso, em razão da menor necessidade de despacho das usinas termoelétricas. (Agência Brasil)

Nenhum comentário: